Durante a pandemia, ficar em casa se tornou algo essencial. Por isso, as novas tendências de arquitetura e decoração para 2022 prezam pelo conforto com espaços simples e minimalistas, mas sempre muito aconchegantes, sendo ideais para se passar muito tempo em casa.
Ambientes integrados:
Os ambientes integrados servem para gerar amplitude e reaproveitar as áreas da residência que talvez não sejam tão utilizadas, como por exemplo, a sacada. É possível transformar a sala de estar deixando-a mais ampla e com a vista da sacada, tornando o local mais aconchegante por exemplo.
Praticidade nas peças e móveis:
Essa tendência é reflexo do home office durante a pandemia. É mais simples e confortável ter móveis em casa que são possíveis de serem realinhados para as suas necessidades, como por exemplo, montar uma espécie de escritório improvisado em casa.
Presença da natureza – Design Biofílico
O uso de plantas na decoração está ganhando cada vez mais destaque e vai desde acrescentar a natureza em alguns detalhes utilizando cores terracota, em móveis com plantas em vasos ou até mesmo em paredes inteiras com painéis de madeiras.
A presença da natureza torna o ambiente mais aconchegante e proporciona bem-estar para seus ocupantes. A ligação da área externa com a interna é uma grande aposta, tornando os ambientes uma extensão um do outro utilizando elementos da natureza.
Decoração no estilo Boho:
É um estilo fácil de adotar e que predomina o uso de peças e tecidos naturais, tapetes e cores vivas e texturas específicas, deixando o ambiente mais divertido e aconchegante.
Casa conectada:
Com a tecnologia avançada, é cada vez mais comum ver casas conectadas. Além das já conhecidas assistentes virtuais, é possível transformar a casa e automatizá-la para realizar tarefas simples como ligar as luzes, fechar as persianas e preparar o café.
Espero ter ajudado e enriquecido o seu conhecimento de alguma forma.
Faça bom uso desse material em seus projetos, você não vai se arrepender.
Com carinho,
Arq. Carol Guedes